Turismo em Vila Viçosa 2016 – O Melhor Ano
Atualizado em 03/09/2020
publicado em 17 de janeiro de 2017
O Posto de Turismo de Vila Viçosa registou mais de 6.700 visitantes em 2016, assinalando um aumento superior a 16% em relação a 2015. Esta estrutura municipal recebeu visitantes dos “cinco continentes” que representaram 33 nacionalidades, sendo mais de 95% oriundos da Europa. Destes, mais de 45% são portugueses e quase 20% espanhóis. De França vieram quase 11% e de Inglaterra mais de 10%.
Os núcleos museológicos municipais sinalizaram também uma evolução relativamente a 2015, registando o Museu do Mármore um acréscimo de 22,5%, o Museu Agrícola e Etnográfico mais 23% e a Casa Museu Bento de Jesus Caraça quase 240%.
O Museu do Estanho “Apeles Coelho”, inaugurado em Setembro de 2016, recebeu cerca de 10% dos visitantes que procuraram informação no Posto de Turismo de Vila Viçosa.
Este incremento de procura de Vila Viçosa destaca 2016 como o melhor ano turístico do concelho, para o qual particularmente tem contribuído a inscrição da Candidatura de “Vila Viçosa, Vila Ducal Renascentista” na Lista Indicativa dos Bens Portugueses Candidatos a Património da Humanidade pela Unesco. Fundamental para o afluxo turístico a Vila Viçosa tem sido não só a excelência do património da Fundação da Casa de Bragança, com principal evidência para o Paço Ducal e o Castelo de Vila Viçosa, mas também toda a envolvência relacionada com o turismo religioso, do qual se destaca o Santuário de Nossa Senhora da Conceição – Padroeira de Portugal e a Peregrinação em sua homenagem a 8 de Dezembro.
Têm também concorrido para este aumento as acções promocionais que o Município tem concretizado, nomeadamente a sua presença na BTL e noutras feiras nacionais e regionais, a reconhecida sublimidade da qualidade do ambiente urbano, a higiene e limpeza, a riqueza do património construído, os produtos turísticos, especialmente os estabelecimentos de hotelaria e de restauração e variados eventos, dos quais se destaca a secular “Festa dos Capuchos”.