Prémio Literário Florbela Espanca, Edição de 2022, na Modalidade de Poetisa
Atualizado em 04/10/2022Hoje quando se fala de Vila Viçosa e de poesia é inevitável que se fale de Florbela Espanca, a voz feminina que soou de forma ousada, íntima e livre no discurso literário português e que soube elevar a nossa literatura até um lugar cimeiro na criação poética portuguesa do primeiro quartel do século XX. Neste pano de fundo, o Município de Vila Viçosa organiza, bienalmente, desde o ano de 1981, o Prémio Literário Florbela Espanca com o objetivo de homenagear a vida e a obra da poetisa calipolense. Hoje, a mais de quatro décadas de distância da sua criação, os objetivos do Prémio Literário Florbela Espanca continuam plenamente vigentes.
No prosseguimento deste caminho, a Câmara Municipal de Vila Viçosa realiza o Prémio Literário Florbela Espanca para o ano de 2022, na modalidade de poesia. Na presente edição, são elegíveis os autores que apresentem obras literárias inéditas de expressão portuguesa, independentemente da sua nacionalidade.
Terminado o período de candidaturas, os trabalhos entregues na Câmara Municipal de Vila Viçosa ascendem a 218, o que representa a edição mais participada de sempre e que significa um aumento duas vezes superior face à edição anterior, constituindo, pois, um caso singular. Mas, esta edição do Prémio mostra, ainda, que continua renovada e viva a devoção ao estudo da obra de Florbela e, sobretudo, que o interesse suscitado pela trajetória literária extravasa as fronteiras de Portugal, como demonstram inúmeros trabalhos apresentados por autores brasileiros, o que permite consolidar a sua credibilidade.
Agora, o processo vai entrar na fase de apreciação pelo júri do Prémio, sendo que a obra premiada será editada com a chancela da autarquia.
Enfim, com as edições do Prémio Literário Florbela Espanca, a Câmara Municipal de Vila Viçosa procura continuar a potenciar o significado da obra florbeliana, dando uma oportunidade aos estudiosos de continuar a revelar dimensões transversais acerca da sua produção poética.