Por Si e por Todos… É preciso Poupar Água!
Atualizado em 28/07/2022Caros munícipes,
A água é um bem cada vez mais escasso, no entanto, é muito frequente a utilização da água tratada da rede na lavagem de carros e ruas, na rega de quintais e hortas, no enchimento de piscinas… Como se este bem fosse inesgotável, só que infelizmente não é!
Os níveis de água nas captações subterrâneas municipais, que abastecem o concelho, têm baixado todos os anos e a chuva não tem sido suficiente para a sua reposição, pelo que se torna vital moderar os consumos. Infelizmente, os últimos dados, mostram que os consumos globais, por munícipe, são cada vez maiores e, nalguns casos, exorbitantes.
Torna-se, por isso, urgente mudar os hábitos de consumo, para que, num futuro próximo, a água não falte, em particular, para o que é essencial.
Conscientes de que os hábitos são difíceis de alterar e tendo em conta que o preço da água no Concelho de Vila Viçosa é baixo, comparativamente, ao que é praticado nos concelhos vizinhos, o Município de Vila Viçosa informa que, caso a situação acima identificada se mantenha, está a ponderar tomar medidas preventivas e corretivas, as quais podem passar, por exemplo, por um aumento significativo do seu custo, sempre que os consumos familiares ultrapassem os níveis considerados razoáveis de utilização.
A atual rede de águas do concelho está demasiado envelhecida e obsoleta e a sua reconversão total é uma das prioridades para o executivo municipal, por isso já estão em curso alguns projetos técnicos de reconversão da rede em baixa, mas em virtude da sua enorme complexidade, não só pela sua morosidade de implementação como pelos elevados custos de execução, é preciso aceder a verbas dos fundos comunitários do Alentejo 2030.
Pelo acima exposto, o Município de Vila Viçosa apela a todos os munícipes para que colaborem na utilização razoável deste bem, tão precioso, que é a água e agradece, antecipadamente, a todos a colaboração, na expetativa de não ter que aplicar novas medidas.
Por Si e por Todos… É preciso Poupar Água!