Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Vila Viçosa
Atualizado em 18/10/2022Vila Viçosa integra o Alentejo Central que está identificada como uma das regiões do País mais vulneráveis às alterações climáticas.
O Município de Vila Viçosa consciente, não só, dos impactos futuros dessas alterações que serão complexos, disruptivos e exigentes, assim como, da necessidade urgente e desafiante de planeamento, capacitação e mobilização para uma ação climática, aderiu a esta iniciativa CIMAC, através da constituição do seu Plano Municipal.
Neste sentido, realizou-se, no passado dia 14 de outubro, na Escola Públia Hortênsia de Castro, no período da manhã, o Conselho Local de Adaptação Júnior, no âmbito do Clube de Ciência Viva do AEVV, e, no período da tarde, o Conselho de Local de Adaptação, integrado pelas entidades sectoriais de Vila Viçosa, esteve reunido na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, ambos com o objetivo de apresentar as vulnerabilidades atuais e futuras e discutir medidas de adaptação.
Destacamos os objetivos do Plano:
- Aprofundar o conhecimento técnico e científico sobre o clima atual do concelho e cenários climáticos futuros;
- Avaliar os impactos potenciais e a vulnerabilidade atual e futura do concelho aos riscos climáticos;
- Definir uma estratégia e um plano de ação;
- Promover a integração da adaptação climática nas políticas municipais;
- Envolver a comunidade local, em particular, a comunidade educativa.
A CIMAC, com o apoio dos EEA Grants, está a promover projeto ADAPTA.LOCAL.CIMAC, que suporta a elaboração de Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas para todos os municípios do Alentejo Central.