Passeio dos Idosos
Atualizado em 04/09/2020
publicado em 9 de julho de 2015
O Município de Vila Viçosa realizou mais uma edição do Passeio-Convívio destinado a todos os Reformados e Pensionistas residentes no Concelho de Vila Viçosa.
À semelhança do ano transacto, o Município de Vila Viçosa quis voltar a prestar o seu tributo aos seniores, que, ao saírem do seu meio habitual de vida, podem conhecer melhor o nosso Património Nacional. É, por isso, uma actividade que assume um importante papel social junto da população Reformada e Pensionista do nosso concelho, visando-se com ela proporcionar momentos de convívio e animação, bem como a valorização pessoal e social de todos os que nela participam.
Assim, os cerca de 454 participantes, previamente inscritos nas respectivas Juntas de Freguesia, foram distribuídos pelos dias 31 de Maio, 7, 14, 21 de Junho e 5 de Julho de 2015, tendo o primeiro passeio sido realizado com os Reformados e Pensionistas residentes na Freguesia de S. Romão, seguindo-se Bencatel, Pardais e Vila Viçosa.
Nos vários dias do passeio, visitaram a linda cidade de Tomar, nomeadamente o magnífico Convento de Cristo – considerado Património Mundial pela UNESCO em 1984, onde se realizou uma visita por todo o conjunto Monumental, envolvendo a zona dos Claustros, a Janela do Capítulo, Jardins e a Charola-Oratório dos Templários do séc.XII.
Foi ainda proporcionada uma visita ao museu dos Fósforos, de Aquiles da Mota Lima- onde tiveram a oportunidade de observarem mais de 43 mil caixas e carteiras, e 16 mil etiquetas de caixas de fósforos. Nesta colecção, também foi possível visualizar o Pelourinho de Vila Viçosa numa das carteiras de fósforos.
Um apetitoso almoço foi servido pelo Restaurante – O Picadeiro, refeição à discrição para todos os participantes num clima de alegria e boa disposição.
Após o almoço, visitaram o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Com esta edição do Passeio – Convívio de Reformados e Pensionistas de 2015, em que se procurou aliar o convívio e animação dos participantes a uma vertente cultural, pensamos ter conseguido atingir os nossos objectivos no sentido de proporcionar a todas as pessoas momentos lúdicos e de confraternização.