O Município de Vila Viçosa Marca Presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2016
Atualizado em 04/09/2020
publicado em 11 de março de 2016
Ao pretender dar resposta às problemáticas relacionadas com o processo de protecção, de promoção e de projecção do património cultural calipolense, a Câmara Municipal de Vila Viçosa tem privilegiado a participação em fóruns, certames e feiras ligados ao sector do turismo. A título de exemplo, salientamos a recente participação na Feira do Património 2015 que ocorreu em Coimbra.
É justamente neste contexto que se insere a participação da Câmara Municipal de Vila Viçosa na Bolsa de Turismo de Lisboa 2016, permitindo assim dar continuidade à nossa presença noutros certames desta natureza, intensificar os esforços já encetados e alargar e reforçar o processo de promoção e divulgação do Município de Vila Viçosa.
As razões que justificam a participação da Câmara Municipal de Vila Viçosa neste certame são múltiplas. Sublinhe-se que, um ano mais, a BTL converteu-se num lugar repleto de desafios e de propostas relacionadas com o sector do turismo e num espaço de visibilidade e de análise das tendências dos mercados, posicionando a sua oferta de uma forma inovadora e competitiva. Acresce que este evento revelou-se um espaço privilegiado de mobilização de profissionais do património e do turismo em torno de um vastíssimo conjunto de iniciativas com o objectivo de dinamizar e reforçar a actividade turística, particularmente idóneo para verificar as mutações e as tendências do sector.
Os principais objectivos da participação do Município de Vila Viçosa na BTL foram os seguintes: divulgar e promover a imagem do concelho; conhecer os produtos culturais e turísticos emergentes e as novas tendências na área do turismo, enquadrada numa lógica de conhecimento recíproco e de análise das vertentes propulsoras da futura acção; dinamizar o intercâmbio de ideias e de conhecimentos; conhecer boas práticas em torno da realidade indissociável que constitui o binómio turismo e património.
Tenha-se em atenção que a participação da autarquia calipolense na BTL foi bastante interessante e cumpriu integralmente o seu objectivo central de contribuir para a difusão dos valores do património cultural calipolense, entendido nas suas múltiplas valências, perspectivado como catalisador da projecção nacional do nosso município e como princípio de desenvolvimento sustentado e integrado do concelho de Vila Viçosa.