Maio, Mês do Coração
Atualizado em 03/09/2020
publicado em 1 de junho de 2016
A Câmara Municipal de Vila Viçosa em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Cento de Saúde de Vila Viçosa com o mote “ Ouve e Sente o Teu Coração” comemorou na semana de 16 a 20 Maio a realização de uma serie de actividades, na tentativa de alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares.
Desta forma, nos dias 16,18,19 e 20 de Maio, foram realizadas sessões de sensibilização, nas freguesias rurais de Bencatel, Pardais, S.Romão e na sede do Concelho – Universidade Sénior, nas quais participaram um total de 85 pessoas.
As acções de sensibilização tiveram como orador uma Enfermeira representante da UCC, cujo objetivo principal foi, informar e esclarecer a população sobre as principais doenças Cardiovasculares: Enfarte Miocárdio; Hipertensão Arterial e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Afinal o que são as doenças cardiovasculares? São um conjunto de doenças que afectam o aparelho cardiovascular: Coração e vasos sanguíneos.
A idade e a história familiar encontram-se entre as condições que aumentam o risco de uma pessoa vir a desenvolver doenças no aparelho cardiovascular. Contudo, existe um outro conjunto de factores de risco individuais ligados ao nosso estilo de vida actual, como:
– Tabagismo
– Sedentarismo
– Diabetes Mellitus e obesidade
– Maus Hábitos alimentares
– Hipertensão Arterial
– Stress Excessivo
Neste contexto, e porque o exercício físico deve ser um dos hábitos diários que devemos manter, para reduzir o risco das doenças cardiovasculares, foi dada uma aulas de ginástica ao ar livre, durante o período da manhã no dia 18 de Maio ,no largo D.João IV em Vila Viçosa, onde várias pessoas do concelho tiveram a oportunidade de participar.
Para além do exercício físico foram efetuados rastreios: Tensão Arterial e Diabetes a um total de 80 pessoas.
Assim e de acordo com a frase: “Ouve e Sente o Teu Coração” tome atenção aos seguintes Conselhos:
– Pratique uma alimentação Saudável;
– Reduza o seu peso;
– Faça exercício físico ou caminhadas (pelo menos 30 minutos diários);
– Reduza o consumo do sal;
– Deixe de Fumar;
– Faça a água a sua bebida de eleição.
Não se esqueça que as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 40% das mortes em Portugal, sendo considerada a primeira causa e morte no nosso país.