I Feira Renascentista De Vila Viçosa e VI Jornadas Do Património
Atualizado em 04/09/2020A primeira Feira Renascentista de Vila Viçosa decorreu nos dias 26, 27 e 28 de Junho de 2015. O programa incluiu teatralizações e recriações históricas, mercado, música e danças populares, concerto, espectáculo de fogo, arruada pelas principais artérias e praças da vila, cortejo real e de D. João IV, espectáculo de cetraria e de fogo, torneio de armas apeado e comidas e beberes com sabores de antanho.
A realização deste evento resultou do entendimento de que a recriação histórica renascentista, conjugada a animação teatral e a participação popular com o rigor histórico, constitui uma plataforma idónea para divulgar a história e as identidades locais e potenciar a nossa imagem.
A I Feira Renascentista de Vila Viçosa revelou-se, nuclearmente, um evento aberto à participação da comunidade calipolense em geral e de todos os públicos, contextos e sectores, desde o cultural ao histórico, passando naturalmente pelo turístico e o empresarial, o que teve reflexos muito positivos no êxito alcançado. Não é demais sublinhar a elevada participação de associações e instituições locais, assim como a presença de largos milhares de visitantes e turistas em Vila Viçosa durante os dias em que se realizou a Feira.
A I Feira Renascentista encontrava-se associada às VI Jornadas do Património de Vila Viçosa, que ocorreram no dia 27 de Junho na Sociedade Filarmónica União Calipolense, tendo como principal objectivo analisar as bases fundamentais para justificar cientificamente a candidatura da “vila ducal” a Património Mundial. No dia da realização das referidas Jornadas, foi distribuído publicamente o documento que contém o pedido de inclusão de Vila Viçosa na Lista Indicativa dos Bens Portugueses Candidatos a Património Mundial da UNESCO. A realização deste evento surgiu depois de a Câmara Municipal de Vila Viçosa ter retomado o processo de candidatura desta localidade a Património Mundial.
Resulta sempre difícil realizar um projecto perfeito, no qual os resultados obtidos correspondam aos esperados. No entanto, a conjugação de aspectos históricos, que fazem parte do imaginário colectivo da sociedade local e que lhe conferem profundidade histórica e identidade, com o labor de promoção e divulgação turística de Vila Viçosa constituíram os principais objectivos deste projecto, os quais foram plenamente alcançados.
Por isso, registamos com agrado o carácter relevante deste evento, visto que os seus resultados foram bastante positivos, apesar das condições climatéricas extremamente adversas verificadas durante o período da sua realização.