Homenagem ao Padre Joaquim José da Rocha Espanca
Atualizado em 03/09/2020
publicado em 28 de outubro de 2016
Cabe talvez recordar que Vila Viçosa foi centro de inspiração literária, berço de personalidades ilustres e de grandes personalidades que nela nasceram, viveram ou trabalharam, como é o caso exemplar do erudito Padre Joaquim José da Rocha Espanca (1839-1896), figura proeminente da religião e da cultura calipolense do século XIX.
Hoje, todos nós sentimos indiscutivelmente os efeitos da sua febril actividade dedicada ao estudo e à investigação, mormente nas vertentes histórica, cultural e religiosa, alcançando uma dimensão verdadeiramente excepcional. Na verdade, se tantos invocam o labor do Padre Joaquim Espanca e tantos outros recorrem e citam os seus trabalhos, é porque realmente a sua obra representa um contributo de inestimável valor para a divulgação, conhecimento e compreensão da história e da etnografia do concelho de Vila Viçosa.
O esforço da sua vida profissional e cultural merece o nosso maior respeito e admiração e, por isso, todos temos uma forte dívida, e não apenas formal, para com Joaquim José da Rocha Espanca.
Por tudo isto, o Executivo Camarário deliberou aprovar a realização da Homenagem que pretende assinalar os 120 anos da morte do Padre Joaquim Espanca, no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Viçosa e o CECHAP-Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património.