FCT – Concurso de Bolsas de Doutoramento 2023 (Ambiente não académico)
Atualizado em 28/02/2023No passado dia 31 de janeiro a FCT publicou o aviso de abertura para o concurso de bolsas de investigação para doutoramento em todos os domínios científicos, cujas candidaturas decorrerão entre 1 e 31 de março. Neste concurso, assumem especial relevância planos de trabalho elaborados em estreita articulação com entidades não académicas que deverão acolher os bolseiros durante uma parte considerável do seu trabalho conducente à obtenção do grau de doutor.
A FCT reforçará em 2023, no âmbito da prossecução de uma política pública de formação avançada assente na investigação com relevância social, a ligação entre os planos de trabalho desenvolvidos em ambiente académico e o tecido empresarial e social, numa aceção ampla, que inclui empresas, entidades públicas, sociais, da saúde, culturais ou outras instituições de interface. Com esta aposta, a FCT visa a qualificação dos doutorandos através de uma formação com impacto na valorização das organizações envolvidas, intervenientes nas áreas da ciência, da inovação, da saúde, da educação, da cultura ou do bem-estar social, entre outras. Espera-se que o conhecimento a ser gerado nesta linha de financiamento venha a ter um elevado impacto na sociedade.
As entidades não académicas que pretendam apresentar-se como beneficiárias desta política pública de promoção do financiamento de ciência com direto impacto na sociedade, através do acolhimento de bolseiros de doutoramento, são convidadas a submeter a sua proposta de manifestação de interesse através deste formulário. Neste momento já temos várias entidades não académicas que manifestaram o seu interesse em acolher alunos de Doutoramento, que podem ser consultadas aqui
As manifestações de interesse apresentadas permitem a identificação, pelos candidatos a doutoramento, de oportunidades de acolhimento para os seus planos de investigação em entidades não académicas. Não obstante, os candidatos a doutoramento poderão apresentar candidaturas em outras áreas e com outras entidades que não venham a constar da lista da manifestação de interesse. Todas as candidaturas serão avaliadas de forma competitiva.