Entrega de Prémio de Pintura Henrique Pousão 2019
Atualizado em 29/08/2020
publicado em 4 de dezembro de 2019
ENTREGA DO PRÉMIO DE PINTURA HENRIQUE POUSÃO 2019
Instituído em 1985 pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, com uma periodicidade bienal que ainda mantém, o Prémio de Pintura Henrique Pousão tem como principais objectivos estimular os artistas locais e regionais e a actividade cultural na área da pintura e, sobretudo, evocar as grandes figuras calipolenses e preservar a memória artística e cultural de Vila Viçosa.
No dia 30 de Novembro de 2019, ano em que se assinalam os 160 anos do nascimento do ilustre pintor calipolense (1859-1884), teve lugar, a partir das 15 h 00, no Cine-Teatro Florbela Espanca de Vila Viçosa, a entrega do Prémio de Pintura Henrique Pousão 2019.
Integraram a Mesa da Cerimónia, Luís Nascimento,Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Pedro Miguel Carola Espanhol, autor da obra vencedora, e Joaquim Saial, historiador de arte e investigador de arte pública portuguesa, sendo a sessão apresentada por Ana Rocha, da autarquia calipolense.
Da análise das quinze obras submetidas a concurso, o júri decidiu atribuir o Prémio de Pintura Henrique Pousão 2019 à obra designada A Bancada, da autoria de Pedro Miguel Carola Espanhol. Também deliberou, atribuir três Menções Honrosas: à obra Interlúdio de um Sonho que Pintava, da autoria de Duarte Parreira; ao trabalho Registo 007 – Figo, firmado por Fernando Manuel Martins Gil; e à obra intitulada Pão Duro, do autor Rui Alexandre Amador Macedo.
Sobreleva a qualidade dos trabalhos que foram a concurso, o que configura uma experiência visual bem patente na exposição das obras que dá a conhecer as diversas propostas artísticas. Em cada obra de arte projectam-se, talento, técnica, memórias e experiências pessoais, que se entrecruzam numa rede muito complexa de relações artísticas e estéticas.
Para fechar o programa, subiram ao palco os cerca de 30 coralistas que integram o Coro da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa, dirigido por Adenilda Munguambe, que juntam no mesmo elenco cantores amadores, num projeto musical, pedagógico e social. O coro apresenta-se como grupo a cappella e interpretou obras de autores portugueses e estrangeiros, assim como celebrados e emblemáticos temas do repertório coral alentejano de raíz popular, entre outros, proporcionado um espectáculo de grande qualidade.
As obras dos artistas que participaram no Prémio de Pintura Henrique Pousão estão em exposição no Cine-Teatro Florbela Espanca de Vila Viçosa até ao dia 8 de Dezembro. Por seu lado, a edição do Catálogo da Exposição das Obras propõe uma abordagem da obra e da biografia dos artistas participantes nesta edição do Prémio, numa perspectiva transversal que estabelece paralelos entre as questões fundamentais da pintura, da arte e da estética.