Encerramento do Curso 2021/2022 da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa
Atualizado em 28/06/2022Numa altura em que o envelhecimento progressivo da população constitui já uma caraterística marcante da estrutura demográfica portuguesa, a Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa, organizou a Cerimónia de Encerramento do Curso 2021/2022, que teve lugar, no dia 24 de junho de 2022, na sede da Universidade calipolense, contando com uma elevada participação de alunos e de professores.
A Dr.ª Mónica Lobo, Vereadora da Câmara Municipal de Vila Viçosa, após umas breves palavras de boas-vindas, deu início aos trabalhos. De acordo com a oradora, a apreciação global deste Curso é positiva e foram cumpridos os seus objectivos, bem como executada a grande maioria das atividades do seu Plano. Noutro momento da sua intervenção, agradeceu a colaboração dos professores, enaltecendo a sua dedicação, assim como de todos aqueles que colaboraram neste Curso. Depois, referiu que no próximo projeto serão apesentadas algumas inovações e aperfeiçoamentos, sobretudo, ao nível do elenco de disciplinas e do Plano de Atividades, na lógica de uma maior flexibilidade. Concluiu, fazendo um apelo à participação dos alunos, que são o principal alvo deste projeto.
Em seguida, o Dr. Tiago Salgueiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, tratou de mostrar a importância da Universidade Sénior e, mormente, da relevância da participação dos discentes em atividades letivas, culturais e sociais. Disse ainda que precisamos sempre de reexaminar e de repensar o que fazemos e que devemos estabelecer redes de diálogo com o fim de aperfeiçoar e ampliar este projeto. Então, salientou a necessidade de melhorar, conjuntamente, a capacidade de resposta, a adequação à realidade da Universidade de Vila Viçosa e aos intereses e motivações dos seniores. Finalmente, reiterou a total disponibilidade da Câmara Municipal de Vila Viçosa para prosseguir com este projeto, num clima de diálogo e de participação dos alunos.
O Dr. Licinio Lampreia, ao fechar o ciclo de intervenções, afirmou que a Universidade local cumpre um labor cultural e social de grande alcance, no âmbito da ocupação enriquecedora dos tempos livres, de partilha de experiências e de perspetivas de vida. Disse ainda, que este é um momento adequado para repensar e continuar a participar neste esforço coletivo de aperfeiçoar e ampliar o modelo organizativo, educativo, cultural e social da Universidade Sénior de Vila Viçosa.
Em seguida, vários alunos usaram da palavra para expressar a sua confiança a adesão a este projeto, colocando a tónica no seu importante labor em prol do estabelecimento de redes de sociabilidades e, em geral, da qualidade de vida dos seus alunos.
Os trabalhos prosseguiram com a entrega dos diplomas aos alunos inscritos no Curso 2021/2022.
Em resumo, um dia de diálogo, de aproximação e de convívio entre todos os participantes nesta Cerimónia, que assinalou o final das atividades do Curso 2021/2022, dando início a um período de férias.