Concurso “Vila Viçosa, Concelho Florido 2016”
Atualizado em 03/09/2020
publicado em 10 de outubro de 2016
Muitos autores e poetas exaltaram os vários elementos da paisagem da “Vila Viçosa Florida”. De facto, durante séculos o nome desta vila foi vinculado aos jardins e à beleza dos seus espaços verdes, às ruas ornadas de flores nas janelas e nas portas e aos pomares e aos hortos de recreio, cujos elementos estão presentes de forma singular neste ideário e nesta construção do espaço.
Com o propósito de preservar esta imagem florida de Vila Viçosa, assim como de reabilitar uma importante memória colectiva e um suporte do seu quadro de referências e de valores, a Câmara Municipal de Vila Viçosa organizou o Concurso “Vila Viçosa, Concelho Florido 2016”. Sobram, pois, motivos quanto ao acerto de recuperação deste projecto.
O objectivo central deste evento consistiu em embelezar com flores as ruas, as portas e as janelas, varandas e sacadas dos prédios, revestindo o Concurso duas modalidades: “Prédio mais florido” e “Rua mais florida”.
Após análise detalhada dos prédios e das ruas apresentados a Concurso, e de acordo com o estipulado no número 1 do Artigo 10.º das Normas do Concurso, os membros do Júri deliberaram atribuir a seguinte classificação:
1.º Prémio – Prédio candidato a concurso situado na Rua 5 de Junho, n.º 157 em Vila Viçosa, correspondente à Ficha de Inscrição apresentada por Isabel Maria Lopes Ferreira Serrador;
2.º Prémio – Prédio candidato a concurso situado na Rua dos Capuchos em Vila Viçosa, correspondente à Ficha de Inscrição apresentada por Fernando José Paixão;
3.º Prémio – Prédio candidato a concurso situado na Avenida 25 de Abril, N.º 9, 1.º Esq.º em Vila Viçosa, correspondente à Ficha de Inscrição apresentada por Leonisa da Conceição N. Barreiros Glórias.
Por sua vez, na modalidade de “Rua mais florida”, registou-se uma candidatura referente a dezoito portas e trinta janelas da Rua da Pascoela em Vila Viçosa, que corresponde à Ficha de Inscrição apresentada por João Paulo Correia Nunes, na qualidade de representante da rua, sendo-lhe atribuído o 1.º Prémio.