Capuchos – A Grande Festa de Vila Viçosa!
Atualizado em 01/09/2020
publicado em 14 de setembro de 2017
Nesta viçosa e leda vila, como é costume, o segundo fim de semana de Setembro marcou a hora da Festa dos Capuchos em Honra de Nossa Senhora da Piedade dos Capuchos e do Senhor dos Aflitos, organizada pela Câmara Municipal de Vila Viçosa.
Com a edição de 2017 da Festa dos Capuchos, que decorreu entre 8 e 11 de Setembro, Vila Viçosa retomou entusiástica o seu ciclo festivo anual. Uma tradição que, segundo as crónicas, remonta ao ano de 1863 e que desde então renasce em cada ano e se constrói ao longo dos tempos. Trata-se, pois, de uma meritória permanência há mais de um século e meio, não entendida como mera e inerte existência, mas como vida que se sucede, se renova e se adapta à sociedade contemporânea. Hoje, uma celebração plenamente consolidada no âmbito local e regional.
Num contínuo movimento de reencontro e de convívio, a Festa dos Capuchos de 2017 permitiu juntar os membros de uma mesma família, reunir famílias distintas, agrupar amigos e parentes ausentes, atrair visitantes, constituindo, cada vez mais, um expoente de participação popular e um acontecimento que envolve todos sem excepção.
Certamente, na longa história desta Festa caberia muito da expressão de devoção e de manifestações sociais e colectivas que fazem parte do imaginário da sociedade calipolense, mas também do que ela tem de tolerante e franca. Além de sentir e viver a Festa, porque é disso que se trata, os calipolenses, generosos, souberam, como sempre, honrar a tradição e receber os visitantes com o timbre de hospitalidade que lhes é próprio.