Candidatura do Plano de Acção de Reabilitação Urbana de Vila Viçosa
Atualizado em 04/08/2020
publicado em 5 de julho de 2016
Tendo por objectivo nuclear a concretização de uma política sustentada de regeneração e de requalificação urbana, pilar de desenvolvimento integrado e sustentável e de qualidade de vida da população, a Câmara Municipal de Vila Viçosa tomou conhecimento da decisão de aprovação da candidatura do Plano de Acção de Regeneração Urbana para o concelho de Vila Viçosa, bem como do respectivo parecer técnico, de acordo com a informação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Ora, não é demais recordar que se trata de uma candidatura promovida pela autarquia calipolense que abrange uma área tida no plano municipal de ordenamento do território e que inclui um conjunto de intervenções e de revalorização de espaços públicos e de reabilitação de edifícios, numa lógica de interligação com os vários espaços e actividades. Acresce que o projecto encontra-se devidamente enquadrado pela legislação actual e pelos regulamentos e normas municipais aplicáveis.
Enfim, estamos perante um plano de intervenção urbanística com grande potencial de desenvolvimento local, susceptível de definir uma estratégia futura de reabilitação e de regeneração urbana. Tem por principal enfoque o centro histórico, numa lógica de intervenção integrada e numa relação equilibrada com a sua envolvente, devidamente associado às actuais necessidades quotidianas.