Aprovação das Grandes Opções do Plano 2019/2022 e do Orçamento para 2019
Atualizado em 31/08/2020
publicado em 13 de novembro de 2018
Ao iniciar o segundo ano do mandato autárquico, a Câmara Municipal de Vila Viçosa elaborou os documentos previsionais, como é o caso das Grandes Opções do Plano 2019/2022 e do Orçamento para 2019, sendo os referidos documentos aprovados em sede de Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que ocorreu no dia 31 de Outubro de 2018.
Apesar da progressiva melhoria da situação económico-financeira resultante, sobretudo, do processo da reestruturação das finanças municipais, do reequilíbrio contabilístico, da redução das dívidas a terceiros e da reorganização dos serviços camarários, os documentos agora aprovados apontam claramente para uma visão de rigor e de contenção, procurando reconciliar, o mais possível, o desenvolvimento económico e a justiça social com as possibilidades financeiras.
Convém ter em atenção que o Orçamento para o ano de 2019, apresenta uma dotação global de 10.310. 366 €.
Os instrumentos previsionais agora aprovados articulam-se em torno de vários princípios orientadores. De entre eles, destacamos a: implementação de medidas que permitam continuar a reestabelecer o equilíbrio financeiro da autarquia; prossecução de investimentos e iniciativas orientadas para o desenvolvimento sustentado do município; manutenção e ampliação de medidas e iniciativas de natureza social; promoção turística do concelho; a inscrição de Vila Viçosa na Lista do Património Mundial da UNESCO e a adopção de programas perspectivados para aumentar a qualidade de vida das populações do concelho.
Nesta conformidade, a Câmara Municipal de Vila Viçosa continuará a trabalhar denodadamente para melhorar o bem-estar dos munícipes e para uma maior justiça social, através da concessão de apoios e de programas que combatam a discriminação e as desigualdades sociais.
Com efeito, as vertentes enumeradas estão em linha com a estratégia de actuação que esta autarquia tem vindo a privilegiar, nomeadamente, no domínio do desenvolvimento e da coesão territorial, da educação e da acção social.
Foi, ainda, deliberado enviar à Assembleia Municipal de Vila Viçosa os referidos documentos para aprovação.