Tendo como objectivo principal a concretização de uma política sustentada de regeneração urbana, pilar de desenvolvimento cultural, económico e social, em correlação, aliás, com vários instrumentos de planeamento em vigor, a Câmara Municipal de Vila Viçosa aprovou condicionalmente a “Proposta Preliminar do Instrumento Próprio de Reabilitação Urbana de Vila Viçosa”. Trata-se de um importante instrumento de desenvolvimento urbano, que corresponde ao “Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da A.R.U. de Vila Viçosa”.
Estamos, pois, perante um plano com grande potencial de desenvolvimento local, susceptível de definir uma estratégia futura de reabilitação e regeneração urbana. O projecto inclui o conjunto das acções necessárias à respectiva implementação e a articulação do Centro Histórico com o restante território urbano, encontrando-se devidamente enquadrado pela legislação actual e pelos regulamentos e normas municipais aplicáveis.
No prosseguimento deste caminho, em reunião da Câmara Municipal de Vila Viçosa realizada no dia 18 de Novembro de 2015, foi deliberado aprovar a abertura do período de discussão pública.