Apresentação do Número 23 da Revista de Cultura Callipole
Atualizado em 03/09/2020
publicado em 7 de junho de 2016
A Revista de Cultura Callipole, editada desde 1993 pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, prossegue na sua, já longa, caminhada na difusão de doutrinas sociais, históricas, artísticas e literárias, assim como na recuperação e na preservação da memória cultural de Vila Viçosa e do Alentejo. Convém sublinhar que Callipole tem desempenhado um papel verdadeiramente singular, congregando colaborações meritórias de autores locais, nacionais e estrangeiros que nela têm dado à estampa estudos de grande mérito, como é amplamente reconhecido.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi pequeno para albergar o numeroso público que esteve presente na sessão de lançamento do número 23 da Revista, que ocorreu no dia 22 de Maio de 2016. A cerimónia contou também com a presença de um nutrido grupo de membros do Conselho de Redacção e de colaboradores, assim como de um antigo director.
Integraram a Mesa da Sessão, Manuel Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa; Fernando Mão-de-Ferro, editor da Revista; e Licínio Lampreia, Director-Adjunto de Callipole.
Os trabalhos foram moderados por Ana Rocha, Vereadora da Cultura da autarquia calipolense, que, após uma alocução de boas-vindas, deu início aos trabalhos, tendo todos os membros da Mesa pronunciado algumas palavras que tiveram como denominador comum a pertinência deste projecto editorial.
No uso da palavra, Manuel Condenado salientou que a Revista, editada desde a sua origem pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, é, há vinte e três anos, uma referência importante no panorama nacional das revistas de cultura, tendo evidenciado a continuidade do projecto. Depois, Fernando Mão-de-Ferro reiterou a qualidade cultural e científica desta publicação que constitui um exemplo notável de perdurabilidade e uma significativa presença no panorama nacional das revistas de cultura, salientando a expressiva participação da comunidade local neste evento. Finalmente, Licínio Lampreia apresentou um resumo sobre a história da publicação de Callipole e explicou a sua estrutura temática e os conteúdos deste número.