A Comunidade católica de Santo Egídio promove desde 2002 a celebração anual do Dia Internacional das Cidades pela Vida – Cidades contra a Pena de Morte, ao qual tem aderido um número crescente de localidades portuguesas.
Como um acto simbólico, a referida Comunidade convida as cidades aderentes a iluminar um edifício público ou um monumento histórico, celebrando deste modo a vida em oposição à pena de morte.
O projecto Cidades pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte celebra-se todos os anos no dia 30 de Novembro, data da primeira abolição da pena capital no Grão-Ducado da Toscana (Itália) em 1786, sendo Portugal o segundo estado moderno do mundo a fazê-lo.
O município de Vila Viçosa associa-se ao movimento mundial Cidades pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte, que ocorrerá no dia 30 de Novembro. Neste dia, será iluminada a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, um local simbólico desta vila, de maneira que sejam sensibilizados os cidadãos para a união do mundo em torno da abolição da pena de morte.