SEGUNDA EQUIPA DE INTERVENÇÃO PERMANENTE (EIP) NOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VILA VIÇOSA É APOIADA PELA AUTARQUIA LOCAL
Atualizado em 24/08/2021Foi assinado o Protocolo sobre as Condições de Contratação e Funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente, entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Município de Vila Viçosa e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa.
A prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações, a defesa dos seus bens, a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave e a colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das respetivas funções específicas, são as prioridades de ação das Equipas de Intervenção Permanente, a estabelecer no quadro do Protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Município de Vila Viçosa e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa.
Esta relação de cooperação conjunta permitirá uma maior capacidade de eficiência da proteção civil no nosso município e a consequente robustez das condições de prevenção e socorro, o que é claramente positivo.
As condições de contratação, integração e funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente, que exercem a sua missão de forma constante, sob a dependência operacional do Comandante do Corpo de Bombeiros, fazem parte deste projeto sistémico de proteção civil, o que permitirá reforçar a capacidade de proximidade e, deste modo, chegar com mais prontidão a situações de emergência. Para além disso, reforça e valoriza o inestimável labor destes operacionais.
Por seu lado, a Câmara Municipal de Vila Viçosa participa nos custos decorrentes da remuneração dos elementos das Equipas de Intervenção Permanente.
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa conta a partir de agora com duas Equipas de Intervenção Permanente.