Rede Social

A Rede Social é um Programa que incentiva os organismos do setor público (serviços desconcentrados e autarquias locais), instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social, a conjugarem os seus esforços para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza e exclusão e promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.

 

Os destinatários indirectos são as pessoas, famílias e comunidades, às quais se proporciona o acesso a mais e melhores respostas e serviços, promovendo assim o desenvolvimento social local.

 

A rede social assume-se como um modelo de organização e de trabalho em parceria que traz uma maior eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das famílias.

 

Conselho Local de Ação Social de Vila Viçosa

O CLASVV é um órgão local de concertação e congregação de esforços, funcionando como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas, visando a erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social pela promoção do desenvolvimento social local.

 

Núcleo Executivo

Estrutura técnica operativa do CLASVV é composta por representantes de entidades parceiras:

  • Câmara Municipal de Vila Viçosa;

  • Instituto da Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Évora;

  • Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa;

  • Serviço de Emprego de Estremoz;

  • Centro de Saúde de Vila Viçosa Unidade de Cuidados na Comunidade;

  • Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa;

  • Destacamento Territorial da G.N.R. de Reguengos de Monsaraz – Posto de Comando de Vila Viçosa. 


​No âmbito da Rede Social, através do Conselho Local de Ação Social foi efectuado o Diagnóstico Social, no qual consta a caracterização demográfica, social e económica do Concelho. O Plano De Desenvolvimento Social (2014-2016) tem como finalidade a definição de uma intervenção territorial, participada e integrada com vista ao desenvolvimento social do concelho.