Prémios Literários

Prémio Florbela Espanca

O Município de Vila Viçosa organiza bienalmente, desde o ano de 1981, o Prémio Literário Florbela Espanca com o intuito de promover, divulgar e apoiar actividades culturais de âmbito literário e, simultaneamente, homenagear a grande poetisa calipolense e é destinado a galardoar obras literárias inéditas de expressão portuguesa, independentemente da nacionalidade do autor.

 

Os trabalhos apresentados devem ser assinados com pseudónimo, dactilografados a dois espaços e impressos em papel formato A4.

 

Os cinco exemplares devem ser entregues na Unidade Municipal de Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Vila Viçosa, sita no Largo D. João IV, 40 – A., até às 16 horas do próximo dia 15 de Setembro.

 

O júri para apreciação dos trabalhos será constituído por um elemento designado pela Assembleia Municipal de Vila Viçosa e por quatro elementos designados pela Associação Portuguesa de Escritores.

 

A obra premiada será editada com a chancela da autarquia, numa tiragem de 500 exemplares, e o autor receberá um prémio no valor de 2.500 euros.

 

Prémio Património Calipolense

 

A Câmara Municipal de Vila Viçosa, no desenvolvimento da sua função de fomento de actividades orientadas para o estudo, valorização, conservação e promoção do património calipolense, institui o Prémio de Investigação Património Calipolense que tem como finalidade nuclear o reconhecimento público à realização de determinados estudos que contribuam para o enriquecimento do património local.


O Prémio é, pois, instituído com o propósito de reconhecer e estimular a actividade investigadora conducente a incrementar o conhecimento, o reconhecimento e o apreço pelo património calipolense.

Acresce que este Prémio vem reafirmar a fidelidade ao desígnio da Câmara Municipal de Vila Viçosa de situar o estudo, a valorização e a promoção do património como uma das principais opções estratégicas da sua actuação e pretende ser um estímulo a contribuições originais e inovadoras no campo do património, nos seus vários modos de expressão, assim como encontrar outras formas de enriquecimento do património e da sua compreensão.