Museu Agrícola e Etnográfico

​​​​​O Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa, inaugurado em 11 de Janeiro de 2015, situado na antiga Estação da CP, reúne diversos objectos agrícolas, além de dar a conhecer a realidade rural, pretende também homenagear to​​dos aqueles que com a sua criatividade, esforço e dedicação construíram a paisagem rural e desenvolveram as potencialidades das várias regiões.
 
Através deste considerável espólio de instrumentos do mundo rural, pretende-se dar a conhecer antigos ofícios e modos de vida ligados ao trabalho do campo, valorizando e colocando à disposição do público uma herança cultural e etnográfica colectiva.
 
O Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa mostra utensílios de campo ligados ao trabalho agrícola. Agora, quem passar por este espaço cultural pode reviver vivências de antigamente e apreciar, entre outros objectos, Charruas de madeira e ferro, Cangas para Equídeos e Bovinos, Grades de diversos tipos, Atomizadores, Pulverizadores, Bombas de Trasfega, Motobombas, Ferramentas manuais, etc.
 
Esta colaboração e envolvência na dinâmica do Museu podem constituir-se como uma mais-valia para as pessoas que no passado trabalharam no campo, bem como para os mais novos, que olham para os mais velhos com admiração, através do conhecimento do trabalho de outras épocas.
 
O Museu apresenta um valioso acervo do património rural (execução de trabalhos agrícolas) disperso por 7 salas e uma zona exterior, dispondo ainda de um Auditório onde se localiza uma pequena Biblioteca e 1 sala para Exposições Temporárias.

Horário de Verão: de terça a domingo, das 09:30 às 13:00 horas e das 14:30 às 18:00 horas.
 
Horário de Inverno: de terça a domingo, das 09:00 às 12:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas.

O Museu encerra às segundas-feiras e feriados.

 Album Fotográfico do Museu Agrícola e Etnográfico