Ciladas

Ciladas de S. Romão é uma freguesia que, inicialmente, estava separada em duas. Com efeito, Ciladas e S. Romão eram independentes, unindo-se já neste século para proveito de ambas.

A treze quilómetros da sede do concelho, a freguesia é constituída pelos lugares de Courela de Loncanas, Courela do Mesquita e Serra das Correias. Delimitam-na Terrugem, Vila Viçosa, Pardais, Juromenha, S. Brás dos Matos, S. Lourenço de Varge, Vila Boim e o concelho de Elvas. É a mais oriental freguesia deste concelho.

Em termos eclesiásticos, S. Romão era um curato da apresentação do arcebispo de Évora. O cura tinha de rendimento anual trezentos e vinte alqueires de trigo e noventa de cevada. Quanto ao cura de Ciladas, tinha todos os anos duzentos e quarenta alqueires de trigo e cento e vinte de centeio.

É orago da freguesia S. Romão, monge de Panóias ali falecido em 566. Com o seu dia no calendário litúrgico marcado para 28 de Fevereiro, é festejado nesta povoação a 15 de Agosto. Era também padroeira Nossa Senhora de Ciladas, substituída aquando da união administrativa por aquela invocação.

Actualmente, vivem em Ciladas de S. Romão cerca de 1150 pessoas. As suas principais actividades económicas são a agricultura, a olivicultura, a pecuária, a serralharia civil, a construção civil e o pequeno comércio. É a agricultura, conforme se nota, a principal ocupação das gentes da freguesia.

A nível de artesanato, vão subsistindo ainda alguns, poucos, artesãos, em especial a nível da cestaria, da tapeçaria e dos trabalhos de costura. É uma freguesia com o seu toque de ruralidade ainda subsistente. Embora alguns dos elementos que caracterizavam esse ambiente já se tenham perdido.

 
Junta de Freguesia de Ciladas (São Romão)
Presidente: Marcos Paulo Tapadas Capela
Morada: Rua Dr. Couto Jardim 70;
7160 São Romão
Telefone:268 969 150
Fax:268 969 074
E-mail: jfciladas@gmail.com