26 setembro 2018

Visita da Delegação de Coria Del Rio (Espanha) a Vila Viçosa

​​​​​A visita a Vila Viçosa da embaixada dos príncipes japoneses de Tenshö,  em 1584, e a visita a Coria del Rio, cerca de três décadas depois, da embaixada Keicho (1613-1617), constituem um dos momentos marcantes da história local e das relações entre o Japão e as referidas vilas. Com efeito, estas embaixadas configuram um tempo de intercâmbio que deixou marcas profundas na história, na cultura e também na língua de ambos municípios e que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento das relações de amizade de ambos países ibéricos com o povo nipónico.
   
É justamente neste contexto, que devemos situar a visita a Vila Viçosa de uma delegação de Coria del Rio, constituída por Modesto González Márquez, Presidente da autarquia coriana, Ana Concepción Renedo Barrera, Vice-Presidente da edilidade espanhola, e Juan Manuel Suárez Japón, Vice-Presidente  da Associação Hispano-Japonesa HASEKURA, que teve lugar no dia 25 de Setembro de 2018. 

Deste modo, a história e a cultura de Tenshö e de Vila Viçosa são fonte de inspiração no final do século XVI e constituem o nexo de conexão entre a cultura calipolense e a de Coria del Rio. Acresce que as duas localidades partilham o mesmo espaço ibérico, uma notória proximidade geográfica e historicamente são vilas vinculadas ao Japão.

Os contactos já estabelecidos, permitem afirmar que todos estes princípios são partilhados pelos dois municípios, cujo principal cultivo é o respeito pelas identidades históricas que crescem desde a raíz mais profunda e que constituem a sua  inquebrantável fortaleza e a alavanca essencial para o estabelecimento de um diálogo construtivo e um processo de cooperação bilateral.

Com esta visita da delegação coriana, foram dados passos  importantes para formalizar uma maior cooperação e a realização de actuações solidárias e proveitosas para os dois municipios, no quadro de um acordo de geminação.

 Album Fotográfico da Visita