25 outubro 2019

Vai comprar casa em Évora? Vila Viçosa é dos municípios mais acessíveis

Num período em que o mercado do crédito habitação e do setor imobiliário estão em ebulição, o portal gratuito que compara as ofertas de empréstimo habitação ComparaJá.pt analisou os custos de adquirir uma habitação nos vários municípios de Évora. No fundo, procurou apurar, com base nos rendimentos e preços por m2 médios, quanto tempo uma família necessita para pagar o seu imóvel.

Se anda à procura de casa neste distrito, saiba que o município de Vila Viçosa é uma das localidades onde o preço das habitações é mais atrativo.

Neste estudo, o portal gratuito que simula produtos bancários e pacotes de telecomunicações procurou analisar qual o prazo mínimo de um crédito à habitação para a aquisição de um imóvel com 120m2 em cada localidade, com base numa taxa de esforço mensal de 33%.

Na tabela que se segue encontram-se resumidos os dados recolhidos pelo ComparaJá.pt para o distrito de Évora. Por oferecer um preço por m2 muito competitivo, o município de Vila Viçosa está no top 5 onde comprar casa é mais acessível. Em pouco mais de 20 anos é possível concretizar o objetivo de ter habitação própria.


 

É de destacar que a taxa de esforço diz respeito à percentagem do rendimento familiar destinada ao pagamento das prestações dos créditos, sendo calculada de acordo com: (Encargos financeiros mensais/Rendimento) X 100.

Esta taxa não deverá ultrapassar os 33%, ou seja, um terço do rendimento total do agregado familiar. Uma taxa de esforço elevada significa que grande parte dos rendimentos das famílias se destina a pagar prestações dos empréstimos bancários. 

Durante a realização deste estudo foi ainda tido em consideração um fator que, por vezes, tende a ser desvalorizado pelos consumidores no momento de adquirir um imóvel: a poupança prévia necessária para amortizar o valor da entrada inicial. Regra geral, este montante corresponde a 20% do valor do imóvel (que também é conhecido por Loan-to-Value, ou LTV).

Posto isto, antes de concretizar o sonho de comprar uma casa é necessário fazer-se uma análise cuidada quanto à capacidade financeira no momento de solicitar um empréstimo. Se está a pensar comprar um imóvel no distrito de Évora, o município de Vila Viçosa é uma localidade que apresenta opções atrativas.


Estudo realizado por: ComparaJá.pt