03 setembro 2020

Semana do Cozido de Grão 2020 - Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”


O Cozido de Grão é um tradicional e muito apreciado prato da culinária Alentejana. É preparado com grão-de-bico, diversos legumes, batata, cenoura, feijão-verde, entre outros, e vários tipos de carne, podendo ser preparado com carne de borrego ou de porco e enchidos – linguiça, farinheira e morcela. A hortelã confere-lhe um paladar característico. 

De véspera, põe se de molho o grão em água e salgam-se as carnes. No dia seguinte, as carnes vão a cozer com água e hortelã. Na água de cozer as carnes junta-se cebola picada, tomate, alho e louro. Corta-se a abóbora, batata, feijão-verde, cenoura aos bocadinhos e o grão-de-bico. Junta-se tudo e deixa-se cozer bem. Serve-se o caldo sobre sopas de pão fininhas e folhas de hortelã e as carnes servem-se em recipiente à parte.

É uma iguaria deliciosa da “dieta tradicional alentejana”, ideal para evidenciar paladares e juntar à mesa a família e grupos de amigos. De tradição rural, o seu consumo está associado aos trabalhos no campo. Os trabalhadores rurais, quando se deslocam para o campo para a campanha do trabalho, levam consigo panelas de barro onde são confecionadas as suas refeições. No “rancho” de trabalhadores há sempre alguém responsável por pôr a panela de cada um ao lume, ao redor de uma forte fogueira que coze a comida.

O Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” decorre durante o ano na primeira semana de cada mês, dá corpo e alma à oferta gastronómica do nosso concelho e pretende elevar mais alto esta oferta, aliciar e trazer aos estabelecimentos de restauração do concelho os muitos turistas e visitantes que nos procuram, com ofertas gastronómicas temáticas que evidenciam o melhor que há para degustar em Vila Viçosa.