15 janeiro 2015

Inauguração do Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa

Museu Agricola

A Câmara Municipal de Vila Viçosa procedeu à inauguração do Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa, situado na antiga Estação da CP, tornando este espaço museológico uma realidade a partir do dia 11 de Janeiro de 2015.

Este Museu, fruto da disponibilidade e entusiasmo de Eduardo Veiga de Araújo, que durante alguns anos reuniu/colecionou diversos objetos agrícolas, além de dar a conhecer a realidade rural, pretende também homenagear todos aqueles que com a sua criatividade, esforço e dedicação construíram a paisagem rural e desenvolveram as potencialidades das várias regiões.

 Através deste considerável espólio de instrumentos do mundo rural, pretende-se dar a conhecer antigos ofícios e modos de vida ligados ao trabalho do campo, valorizando e colocando à disposição do público uma herança cultural e etnográfica coletiva.

O Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa mostra utensílios de campo ligados ao trabalho agrícola. Agora, quem passar por este espaço cultural pode reviver vivências de antigamente e apreciar, entre outros objetos, Charruas de madeira e ferro, Cangas para Equídeos e Bovinos, Grades de diversos tipos, Atomizadores, Pulverizadores, Bombas de Trasfega, Motobombas, Ferramentas manuais, etc.

Esta colaboração e envolvência na dinâmica do Museu podem constituir-se como uma mais-valia para as pessoas que no passado trabalharam no campo, bem como para os mais novos, que olham para os mais velhos com admiração, através do conhecimento do trabalho de outras épocas.

O Museu apresenta um valioso acervo do património rural (execução de trabalhos agrícolas) disperso por 7 salas e uma zona exterior, dispondo ainda de um Auditório onde se localiza uma pequena Biblioteca e 1 sala para Exposições Temporárias, e pode ser visitado de terça a domingo das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.​