18 outubro 2019

HOMOLOGAÇÃO DA ACTA DA REUNIÃO DO JÚRI DE ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO DE PINTURA HENRIQUE POUSÃO 2019

​    Na sequência da promoção de projectos de natureza artística e cultural, a Câmara Municipal de Vila Viçosa instituiu o Prémio de Pintura Henrique Pousão, com o objectivo de estimular os artistas locais e regionais e a actividade cultural na área da pintura e, sobretudo, evocar as grandes figuras calipolenses, como é o caso singular de Henrique Pousão, ilustre pintor calipolense e proeminente figura da arte e da cultura do século XIX.

    O mencionado Prémio tem um valor de 2.500,00 € e contempla total liberdade temática, admitindo-se todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrem na disciplina de pintura.

    Na prosseguimento deste caminho, em Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vila Viçosa foi deliberado aprovar a acta da reunião do júri de atribuição do referido Prémio, cuja entrega terá lugar num acto público a realizar no mês de Novembro.

    Após, troca de impressões, relativamente à análise das quinze obras submetidas a concurso, o júri decidiu atribuir o Prémio de Pintura Henrique Pousão 2019 à obra designada A Bancada, da autoria de Pedro Miguel Carola Espanhol, sendo a decisão do trabalho vencedor tomada por unanimidade.

    Também deliberou, atribuir três Menções Honrosas: à obra Interlúdio de um Sonho que Pintava, da autoria de Duarte Parreira; ao trabalho Registo 007 - Figo, firmado por Fernando Manuel Martins Gil; e à obra intitulada Pão Duro, do autor Rui Alexandre Amador Macedo, sendo todas as referidas Menções Honrosas atribuídas por unanimidade.


 

Obra: A Bancada

Autoria: Pedro Miguel Carola Espanhol