09 janeiro 2020

Programa Férias Divertidas 2019

O tema da ocupação dos tempos livres, é na sociedade contemporânea um fenómeno social de emergente importância, com particular destaque em determinadas camadas etárias, designadamente nas crianças e jovens.

​O tema da ocupação dos tempos livres, é na sociedade contemporânea um fenómeno social de emergente importância, com particular destaque em determinadas camadas etárias, designadamente nas crianças e jovens. De facto, nos últimos anos tem-se verificado um expressivo incremento das actividades de ocupação de tempos livres dos alunos de forma a permitir uma ocupação saudável e um estilo de vida activo, com especial incidência no período das férias e das interrupções escolares.  
      Atentos a esta problemática, a Câmara Municipal de Vila Viçosa, o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e S. Bartolomeu, promoveram, conjuntamente, o Programa “FÉRIAS DIVERTIDAS – NATAL 2019”.
      O projecto teve como principais objectivos promover um programa de actividades ocupacionais e proporcionar às famílias do concelho de Vila Viçosa uma alternativa para a ocupação saudável dos tempos livres dos seus educandos durante as interrupções das actividades educativas e lectivas dos estabelecimentos públicos da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico.
      O programa dirigiu-se a crianças dos 6 aos 12 anos  que frequentam o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico dos estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Viçosa. O local da sua realização foi a Escola Básica do 1.º Ciclo do Carrascal e o período de funcionamento decorreu entre 18 a 23 e 26 a 30 de Dezembro de 2019 e 2 a 3 de Janeiro de 2020, das 07 h 30 às 18 h 30, de segunda a sexta-feira.
      Neste programa, os jovens foram ocupados em actividades desenvolvidas de acordo com as seguintes áreas preferenciais: actividades físicas; expressão plástica; cinema, actividades recreativas;  jogos de tabuleiro; culinária; canto; passeios culturais e de lazer; e outras actividades de reconhecido interesse desportivo, cultural e social que constituem uma importante fonte de motivação, de atracção e de prazer.
       No momento do balanço do Programa “FÉRIAS DIVERTIDAS – NATAL 2019”, há que realçar o carácter positivo da experiência, na medida em que os seus objectivos foram plenamente alcançados e que o mesmo cumpriu um labor cultural e social de grande relevância, no âmbito da ocupação enriquecedora dos tempos livres e de apoio às famílias. Em resumo, podemos concluir que o projecto suscitou uma significativa receptividade e um assinalável interesse por parte das crianças e dos seus familiares, culminando numa participação bastante alargada que superou as expectativas iniciais.