16 abril 2019

Comissão Municipal de Defesa da Floresta aprovou o Plano Operacional Municipal (POM) 2019

​Sendo a Floresta um factor fundamental na sustentabilidade ambiental e um bem importante no património natural e paisagístico, surge a especial importância de assegurar formas de preservação da mesma contra incêndios.

É nesta perspectiva que teve lugar no dia 12 de Abril de 2019, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta do Município de Vila Viçosa, que analisou e aprovou o Plano Operacional Municipal (POM) 2019.

O POM 2019 tem como principais objectivos: aumentar a resiliência dos espaços florestais e rurais aos incêndios, garantir uma eficaz detecção e extinção rápida dos mesmos e integrar meios e recursos que envolvam acções de prevenção, vigilância, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Aprovou também a proposta de Regulamento Municipal do Uso de Fogo, que vai ser submetido a discussão pública pelo período de 30 dias, e tem como objectivo estabelecer condições de licenciamento em actividades cujo exercício implique o uso de fogo.