04 junho 2019

CICLO DE AULAS DE FORMAÇÃO ABERTA, RELACIONADO COM “O ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA: NECESSIDADE DE NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO”, NO ÂMBITO DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR DE VILA VIÇOSA

No âmbito do desenvolvimento do Curso 2018/2019 da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa, o Plano de Actividades assume uma importância particular. À semelhança do que aconteceu em anos transactos, o actual Curso contempla um Ciclo de Aulas de Formação Aberta “Grandes Temas da Actualidade”, que pretende imprimir um novo impulso para seguir na senda da  apresentação de temas educacionais, sociais e culturais actuais.

O referido Ciclo de Aulas, teve a sua última sessão, no dia 30 de Maio de 2019, no Cine-Teatro Florbela Espanca de Vila Viçosa, com o tema  relacionado com “O abastecimento público de água: necessidade de novos hábitos de consumo”, a cargo do Prof. Manuel João Fontainhas Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Durante a conferência foram abordados aspectos relacionados com o funcionamento da rede pública de abastecimento municipal, constituída por um conjunto de sistemas que asseguram o serviço à população.  Enfim, num momento em que a  escassez de recursos hídricos é um tema inquietante e recorrente nos discursos político, científico e mediático dos nossos dias, esta acção revelou-se oportuna e actual e permitiu sensibilizar os alunos para a necessidade de adoptar novos padrões e  hábitos de consumo de água, uma vez que este recurso tem um papel insubstituível na sociedade e a sua falta é um flagelo social ao qual não podemos ficar indiferentes.