27 novembro 2019

CURSO BREVE SOBRE ARQUITECTURA E PLANEAMENTO URBANÍSTICO

​​​​

CURSO BREVE SOBRE “ARQUITECTURA E PLANEAMENTO URBANÍSTICO: FORMAS DE INTERVENÇÃO, MECANISMOS REGULADORES E INCENTIVOS”, DINAMIZADO PELO ARQ.º HELDER SOEIRO, NO ÂMBITO DA “UNIVERSIDADE” SÉNIOR PADRE JOAQUIM ESPANCA DE VILA VIÇOSA


      O mês de Novembro de 2019 anunciou grandes cursos e debates na Sede da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa. Entre 4 e 7 de Novembro realizou-se o Curso Breve sobre Arte Pública Escultória, tendo como pano de fundo  profundas ligações à escultura pública em Vila Viçosa. No final do mês, foi a vez do Curso Breve Arquitectura e Planeamento Urbanístico: Formas de Intervenção, Mecanismos Reguladores e Incentivos, sob a coordenação do Arq.º Helder Soeiro, da Divisão de Urbanismo e Ambiente da Câmara Municipal de Vila Viçosa. 
     A iniciativa dirigiu-se a todos os alunos da “Universidade” Sénior de Vila Viçosa e encontrava-se estruturada em duas sessões sucessivas e correlacionáveis entre si,  permitindo imprimir um novo impulso para seguir na senda da  apresentação de temas  culturais e arquitectónicos actuais.
     Os mecanismos que permitem coordenar a gestão urbanística, no que respeita à intervenção em áreas urbanas e no espaço público, mas também os desafios que se colocam à requalificação e reabilitação urbana, foram alguns dos temas que estiveram em foco neste Curso Breve, que se realizou a 20 e 21 de Novembro de 2019. 
     Acresce, que constituiu uma oportunidade de participação dos alunos seniores em algumas das actividades de aprendizagem disponibilizadas pela “Universidade”  Sénior calipolense, em torno de grandes temas da actualidade e que fazem parte do discurso cultural, patrimonial e mediático dos nossos dias.  



​​