04 junho 2020

CRIAÇÃO DO GABINETE DE APOIO PSICOSSOCIAL

​   GAPS banner.png 
   No atual contexto da pandemia, são expectáveis casos de depressão e ansiedade, ou até mesmo, de situações de risco mais graves, decorrentes do nível de stress em diversos domínios. A situação de trauma vivenciada pela população, o isolamento dos cidadãos e a redução da interação social, entre outros fatores,  colocam, seguramente, vários desafios ao nível do comportamento social, da saúde mental e das carências económicas.

     No contexto da Covid-19, e de forma a minimizar o impacto da situação de emergência provocada pela pandemia, a Câmara Municipal de Vila Viçosa reforçou e ampliou o conjunto de medidas e de linhas de apoio, através da criação de novos serviços para fazer face à nova realidade, na sequência de outras linhas de apoio de natureza municipal.   

     É neste pano de fundo, que a Câmara Municipal de Vila Viçosa, deliberou criar o Gabinete de Apoio Psicossocial, que conta com uma linha telefónica de apoio, encontrando-se aberto à população em geral, através do número 268 88 93 10 – Extensão - 367.

     O referido Gabinete, que conta com uma Assistente Social e uma Psicóloga, realiza uma abordagem focada num atendimento e aconselhamento profissional, articulado e personalizado, orientado para a integração e a coesão social, para o apoio psicológico e emocional, bem como para o encaminhamento institucional ou para os agentes de saúde comunitária, em caso de necessidade, ou para outro tipo de entidades de apoio emergente.

     Enfim, trata-se, pois, de um importante contributo para uma gestão eficaz das emoções vulgarmente associadas à atual situação de crise.

    Caso prefira contactar via email, deverá fazê-lo para gabinete.psicossocial@cm-vilavicosa.pt

DOCUMENTOS ASSOCIADOS