06 maio 2020

GABINETE DE APOIO À ATIVIDADE ECONÓMICA

GAAE logo.png

O país vive, há cerca de dois meses, em estado de emergência. Coladas às operações de combate à pandemia do Covid-19, que passou pela implantação de fortes medidas de contenção para conter a propagação do coronavírus, as consequências económicas e sociais aumentaram a fragilidade do país e deixaram feridas não cicatrizadas na sociedade, nas empresas e nas famílias. Essas medidas, implicaram o encerramento de muitas empresas, de estabelecimentos comerciais e de serviços, afetando, fortemente, as atividades económicas e a quebra significativa de receitas. E estamos longe de ver o seu termo. Hoje é evidente que estas medidas de contenção terão de se manter durante algum tempo em Portugal, para assegurar algum nível de mitigação da pandemia. Mas, é também importante preservar o tecido empresarial e a capacidade produtiva do concelho, bem como os postos de trabalho, que empresários e trabalhadores criaram laboriosamente ao longo dos anos. Eis por que os próximos meses serão absolutamente decisivos.    
     Perante a atual situação de estado de calamidade que se vive em Portugal, a Câmara Municipal de Vila Viçosa reforça a sua atividade num contributo para combater os efeitos da pandemia. De facto, num momento de excecional gravidade, a autarquia calipolense aprovou a criação de um Gabinete de Apoio à Atividade Económica. Este Gabinete permite concentrar num único sítio informação qualificada sobre os fundos de emergência disponíveis, os apoios diretos do Estado às empresas e as linhas de crédito de apoio à atividade económica que atualmente estão disponíveis para apoiar as empresas e que passaram a abarcar a globalidade do tecido empresarial português.
   As informações cruzadas, diariamente, a este propósito por organizações governamentais, são às dezenas. Por isso, corre-se o risco de passar ao lado do essencial. Apesar da panóplia muito vasta de linhas de crédito, estes mecanismos são, por vezes, pouco claros para os seus destinatários. Neste pano de fundo, o Gabinete de Apoio tem como objetivo ajudar os empresários a encontrar o instrumento financeiro que mais se ajusta às necessidades do seu setor de atividade e à fase de vida da sua empresa. Esta estrutura é, pois, um mecanismo de consulta que permite simplificar e tornar mais acessíveis estes recursos públicos e contrariar a dispersão e a pulverização de informação existente. Os benefícios são evidentes.   
   Os beneficiários deste serviço de informação e atendimento público são, sobretudo, as empresas e os empresários em nome individual do concelho de Vila Viçosa.  
    Como não poderia deixar de ser, a utilização dos meios digitais, entendidos como um universo de possibilidades de desenvolvimento, de conhecimento e de informação flexível e interativa, desempenha um papel nuclear neste projeto, suscetível de permitir uma lógica de resposta integrada, através da criação de um portal que contém um conjunto ordenado e atualizado de informações fidedignas e relevantes.
   Serão disponibilizadas informações online, por telefone ou de forma presencial. Os pedidos de apoio e de informação geral devem ser feitos por: telefone -  268 889 310 - extensão 332; ou via e-mail, para o endereço apoio.empresas@cm-vilavicosa.pt; ou, ainda, em suporte digital para www.cm-vilavicosa.pt, através de formulário disponibilizado aqui
    O referido Gabinete de Apoio, vem, pois, reforçar a capacidade de resposta local, permitir alargar o número de pessoas abrangidas orientar a informação e melhorar a qualidade dos serviços prestados, mediante a atualização constante das suas prioridades mais imediatas. Enfim, o esclarecimento de dúvidas da comunidade empresarial local sobre os incentivos e apoios à adaptação das micro e pequenas empresas ao contexto Covid-19, o encaminhamento dos utentes e a disseminação de medidas extraordinárias de apoio público associadas à pandemia, são, entre outras, componentes fundamentais da sua missão.

Links de interesse:

Linha Covid – RESTAURAÇÃO – 600M€ (https://financiamento.iapmei.pt/inicio/home/produto?id=8dab3ba2-131c-4759-b4ea-d65641f59a8d)

Linha Covid – TURISMO (Empreendimentos e Alojamentos) – 900M€ (https://financiamento.iapmei.pt/inicio/home/produto?id=219708bc-60eb-4a4d-aaa2-5ecb5595e374)