21 janeiro 2019

CONFERÊNCIA/WORKSHOP “ALSTONES–ALENTEJO’S STONES IN THE WORLD”- ALSTONES-PEDRAS DO ALENTEJO NO MUNDO

​     Na sequência da organização do projecto ALSTONES–ALENTEJO’S STONES IN THE WORLD (Alstones-Pedras do Alentejo no Mundo), organizado pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, em estreita parceria com os Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Sousel,  foi realizado o Workshop de apresentação do referido projecto, que  ocorreu  no Museu do Mármore “Raquel da Castro”, no dia 16 de Janeiro de 2019, reunindo cerca de oitenta participantes.

A iniciativa tinha como principais objectivos sensibilizar e mobilizar os empresários e industriais do sector da pedra natural da região para a importância do ALSTONES, proporcionar informação relevante sobre este evento, permitir a sua apresentação genérica e fomentar um debate alargado sobre a problemática. De facto, convém ter em atenção que se a valorização e a internacionalização da indústria da pedra natural constitui uma opção dominante da instituição organizadora e das parceiras, a promoção e a divulgação evolutiva e alargada do evento, é uma componente primordial deste processo.

Após a recepção dos participantes e da entrega de pastas com material informativo, Luís Nascimento, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, deu início aos trabalhos e apresentou as vertentes propulsoras que se encontravam associadas à realização desta iniciativa. Em seguida, António Jardim, Vereador da Câmara Municipal de Vila Viçosa, procedeu à apresentação geral do projecto “ALSTONES–ALENTEJO’S STONES IN THE WORLD”- ALSTONES-PEDRAS DO ALENTEJO NO MUNDO. Depois, Thomas Kleba, membro da Comissão Executiva do ALSTONES, apresentou uma comunicação sobre a importância da promoção da pedra natural do Alentejo, no âmbito nacional e mundial.

Estamos convictos de que a concretização do programa permitiu não só  compartilhar contactos e ideias, mas também constituiu um momento e um contexto idóneo para vincular positivamente a imagem do evento, para contribuir para a formação de opinião, para  aumentar consideravelmente o impacto junto do público, para fomentar a captação de novas adesões e para alargar a sua influência geográfica.

O evento estruturou-se numa sessão vespertina que teve a análise do sector das pedras naturais do Alentejo como matriz e referência, permitiu dialogar, partilhar experiências e saberes sobre aspectos significativos de grande utilidade para a compreensão desta problemática, na lógica de um processo dinâmico de aprendizagem recíproca. Em síntese, permitiu várias abordagens com diferentes pontos de vista sobre a pertinência e a actualidade do projecto ALSTONES, constituindo, por isso, um espaço propício ao aparecimento de novas ideias e de experiências inovadoras em torno do tema nuclear do projecto.

Por tudo isto, registamos com agrado o carácter relevante deste evento, visto que os seus resultados foram bastante positivos.

Consulte aqui a pagina do Projeto Alstones.