13 março 2017

Aprovação do Programa das Comemorações do 25 de Abril

Certamente que nenhum momento histórico evoca a nossa memória colectiva, o Portugal livre e democrático, o conjunto de valores e as nossas convicções mais profundas, como o dia 25 de Abril de 1974. Por isso, celebramos no dia 25 de Abril de 2017, mais uma vez, um dia marcante nas nossas vidas que ficará indelevelmente incrustado na História de Portugal, na memória dos portugueses e na História de outros países e povos, constituindo um pilar essencial da Democracia e uma condição preponderante e fundamental da realização do ser humano.

Com este propósito, as comemorações do 25 de Abril multiplicam-se pelo país, todos os anos sem excepção. Também no município de Vila Viçosa, o 25 de Abril volta a ser lembrado com muita música, fogo-de-artifício, sessão solene, actividades desportivas, jogos tradicionais, arruadas e danças, entre outras actividades, cujo programa das Comemorações dos 43 anos do 25 de Abril foi aprovado pela Câmara Municipal de Vila Viçosa. 

Enfim, poder local, colectividades, associações e clubes associam-se para a realização de um programa que tem o seu epicentro no dia 25 de Abril e que abrange todo o município de Vila Viçosa, com um diversificado conjunto de iniciativas que evocam muitas das “portas que Abril abriu”. 

Com efeito, o programa das Comemorações do 25 de Abril conta com várias entidades, colectividades, associações e instituições na organização das várias iniciativas, que se juntam novamente com este propósito e que, ano após ano, se tem renovado, numa dinâmica que se mantém viva com o objectivo de perpetuar as nossas memórias. Trata-se, pois, de uma organização conjunta que envolve a Câmara Municipal de Vila Viçosa, as Juntas de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e S. Bartolomeu, as Juntas de Freguesia de Bencatel, Ciladas e Pardais, a Sociedade Filarmónica União Calipolense, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, o Calipolense-Clube Desportivo de Vila Viçosa, o Grupo Desportivo Bairrense, a Sociedade Columbófila de Vila Viçosa, o Núcleo Sportinguista de Vila Viçosa, a Animar-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, o Sporting Clube de São Romão, a Casa do Povo de Ciladas, o Clube de Caça e Pesca de S. Romão, a Associação Jovem de Ciladas, a Associação Estrelas de Pardais e o Sport Clube Bencatelense. 

Por outro lado, a programação tem como objectivo central ser o mais diversificada possível, de modo que ofereça iniciativas para todas as faixas etárias, tendo sempre como fio condutor a sua ligação aos valores de Abril.