13 julho 2017

Ação Verão 2017

A Câmara Municipal de Vila Viçosa em colaboração com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), e Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, participa mais um ano na campanha de Sensibilização em relação aos cuidados a ter com o Sol, no âmbito da Prevenção Primária do Cancro de Pele, a decorrer durante os meses de Julho e Agosto.

A campanha – Ação Verão 2017 visa alertar as pessoas para os cuidados a ter com o Sol, porque a incidência do cancro da pele é elevada e continua a aumentar, apesar de a maioria ser curável, se diagnosticado e tratado precocemente, cerca de 90% tem relação com os exageros ao sol, sobretudo na infância, adolescência e adulto jovem, sendo fundamental uma a​ção preventiva directa junto da população.

Este ano com o slogan  “SÓ TEMOS UMA PELE PARA TODA A VIDA”, não se esqueça de alguns cuidados que deve manter:

● Faça sempre uma exposição solar segura, procure a sombra sempre que possível;
● Evite a exposição desnecessária e evite o sol de verão no meio do dia;
● Use vestuário de protecção incluir cores escuras, roupa de mangas compridas, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV;
● Aplicar protetor solar  e verifique se o protetor que usa, tem um fator de proteção elevado tanto contra os raios UVA como UVB;
● Lembre-se que a maioria dos filtros solares só começam a atuar cerca de meia hora após a sua aplicação e a sua eficácia dura cerca de duas horas;
● Tenha cuidado com os protetores muito fluidos, “transparentes” ou “em espuma”; podem dar uma falsa sensação de segurança, sobretudo se não forem utilizados sucessivamente várias camadas na mesma zona de pele;
● As crianças têm um maior risco de problemas de pele a longo prazo, relacionados com a exposição ao sol exagerada e não protegida. Brincar ao ar livre é importante, mas nunca se deve deixar que uma criança sofra de queimaduras solares.

Kit Sol.jpg

Lembre-se:
Só temos uma pele para toda a nossa vida! É como uma peça de vestuário fundamental para o nosso corpo. Por isso temos que “a usar” com muito cuidado

Ação Verão 2017.jpg