17 julho 2019

28 julho
Localização:
Vila Viçosa

​    A realização do projecto ALSTONES - ALENTEJO’S STONES IN THE WORLD (Alstones-Pedras do Alentejo no Mundo), terá lugar em Vila Viçosa, entre 19 e 28 de Julho de 2019. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Viçosa, em estreita parceria com as Câmaras Municipais de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Sousel. Tratam-se de municípios que partilham uma forte identidade territorial e factores geológicos, bem como o recurso transversal da rocha natural, que se encontra muito presente nos monumentos, na arquitectura e na construção local, configurando um território onde as técnicas construtivas são comuns aos municípios participantes. Com efeito, se a promoção e a valorização da indústria da pedra natural do Alentejo representa uma opção dominante deste projecto, a colaboração entre as Câmaras Municipais implicadas neste sector industrial, constitui, sem dúvida, um dos segmentos matriciais e uma condição essencial para levarmos a bom porto os nossos objectivos.

A sua estratégia centra-se no reforço do desenvolvimento de acções encaminhadas para promover a pedra natural do Alentejo, junto dos mercados interno e externo, privilegiar a sua ligação à arquitectura e ao design, valorizar a vertente dos distintos tipos e dos múltiplos contextos da sua aplicação, reforçar a sua ligação histórica com o património e dinamizar uma reflexão actualizada sobre as condições actuais do sector da pedra natural, numa lógica de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.

Este projecto privilegia a realização de um Espaço Institucional de Promoção ALSTONES e de uma Exposição de Blocos, Máquinas e Equipamentos. Encontra-se associado, também, a realização do IV Simpósio de Escultura, do VIII Congresso Internacional da Pedra Natural do Alentejo, das Exposições ALSTONES, da apresentação de livros e de visitas guiadas a pedreiras e a uma fábrica de transformação. Acresce, ainda, que o evento é marcado por uma forte componente cultural, musical e gastronómica.

Consulte aqui o programa base do Alstones 2019

Consulte aqui o programa do VIII Congresso Internacional da Pedra Natural do Alentejo

Vila Viçosa