Câmara Municipal

Camara Municipal

A câmara municipal é o orgão executivo colegial de cada um dos municípios de Portugal.

Por extensão, o termo "câmara municipal" também se refere ao conjunto dos departamentos e serviços da administração municipal.

Como órgão executivo do município, a câmara municipal é o seu governo. É um orgão colegial, composto por um presidente e por um número variável de vereadores, a que são, ou não, atribuídos pelouros. O presidente da câmara municipal costuma ser o primeiro nome da lista mais votada nas eleições autárquicas, e em geral os vereadores com pelouros (aqueles que trabalham a tempo inteiro, ou a meio tempo na gestão da autarquia) são os restantes membros dessa lista que foram eleitos. Os vereadores sem pelouro costumam ser os elementos da câmara eleitos pelas listas minoritárias, e geralmente constituem-se como oposição. A equipa governativa composta pelo presidente da câmara e pelos vereadores também é referida como executivo municipal ou como vereação.

Relativamente ao Concelho de Vila Viçosa, o Executivo é constituído pelo Presidente, eleito pela CDU – Coligação Democrática Unitária e por 4 Vereadores. Destes, 2 foram eleitos pelas listas da CDU – Coligação Democrática Unitária, 1 do Partido Socialista e 1 do MUC – Movimento de Unidade dos Cidadãos do Concelho de Vila Viçosa.​